quarta-feira, 7 de outubro de 2009

NOSSA SENHORA DO ROSARIO





Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão em 1208 na igreja de Prouille, em que Maria dá o rosário a ele.
Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simon de Montfort construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória.
Em 1572 Papa Pio V instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa.
Em 1573, Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário" e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII à Igreja Universal. Após as reformas do Concílio Vaticano Segundo a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da batalha.
A devoção do rosário, ou “terço”, sempre foi recomendada pela Igreja, bem como pela Virgem em suas manifestações.
Em Lourdes (1858) a Virgem trazia um “terço” nos braços e chegou a passá-lo entre os dedos, para mostrar a Bernadete sua importância.
Em Fátima (1917), a Virgem Maria apresentou-se, em sua última aparição, a 13 de outubro como a “Senhora do Rosário”, e ali sempre recomendava a oração do terço, para alcançar o fim da guerra e a paz.
Em San Nicolas (1983), Argentina, perto de Buenos Aires, onde também a Virgem se manifestou a uma mãe de família, sempre recomendou esta oração. Chegou a pedir que uma imagem sua (de Nossa Senhora do Rosário) voltasse a Igreja, de onde havia sido retirada. Hoje, depois de aprovada pela Igreja, a manifestação deu origem a um grande santuário nacional. Para mais detalhes: http://www.geocities.com/Heartland/bluffs/6737/RosarioSanNicolas/RosarioSanNicolas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário